Dicas

Conheça 7 dicas importantes a considerar ao escolher um tema WordPress

Conheça 8 dicas importantes a considerar ao escolher um tema WordPress
Conheça 8 dicas importantes a considerar ao escolher um tema WordPress

Escolher o tema WordPress certo é mais difícil do que parece, especialmente quando existem centenas de estilos diferentes para escolher. Os temas do WordPress geralmente têm várias opções de design, e isso pode levar a muita indecisão e confusão sobre qual é a melhor escolha para o seu site.

Para ajudá-lo, decidimos reunir esta lista de coisas a serem consideradas ao escolher seu tema WordPress, para que você possa escolher o melhor possível!

1. Características x aparência

À primeira vista, é fácil pensar em escolher um tema WordPress como uma escolha estética. Afinal, muitas vezes somos apaixonados por temas elegantes e brilhantes que chamam nossa atenção com gráficos e animações legais. No entanto, quando se trata de tomar sua decisão, os recursos importam mais do que a aparência.

Procure temas que atendam às suas necessidades de conteúdo compatível com dispositivos móveis, navegação complexa, widgets personalizados ou qualquer outra coisa que você queira do seu site – e certifique-se de que ele seja oferecido em vários esquemas de cores para que você possa ajustar a aparência a partir daí. Se um tema WordPress tem tudo o que você precisa, mas não parece muito, talvez seja hora de considerar a contratação de um designer para dar ao seu site um estilo único.

O Fiverr é o melhor lugar para contratar um web designer de qualidade, que dará ao seu site uma aparência profissional. Clique aqui para ver os web designers mais bem avaliados no Fiverr.

2. Popularidade

O design é subjetivo e não há regras rígidas para o que funciona melhor. No entanto, a popularidade pode ser útil quando você está escolhendo um tema WordPress apropriado. Temas do WordPress com mais instalações (e classificações mais altas) podem ter recursos que você precisa e coisas que você deseja.

Nem todos os sites são criados iguais, mas os temas também não. A popularidade não melhora um tema, mas fornece informações sobre seus recursos e como as pessoas o usam na vida real. Se algo der errado ou se o seu site não funcionar como esperado, você não quer ficar sem o suporte de milhares de outros usuários que também podem estar enfrentando problemas semelhantes.

Certifique-se de que seu tema WordPress tenha um número saudável de downloads antes de tomar sua decisão de compra. Você pode descobrir pesquisando no Google ou verificando as listas de diretórios do WordPress, como as do WpTuts+. Verifique essas listagens regularmente, pois novos temas são lançados todos os dias. A popularidade não é tudo, mas é importante!

3. Suporte (Custo e Qualidade)

As empresas raramente pensam em como apoiarão seu produto após o lançamento. No entanto, o suporte ao cliente é parte integrante de muitas empresas e deve ser considerado desde o início do processo de tomada de decisão. Se você está pensando em criar um tema WordPress personalizado para o seu site, certifique-se de conversar com os designers em potencial sobre o tipo de suporte que eles oferecem (ou seja, telefonemas, e-mail, videoconferência) e quanto isso custará por mês/ ano.

Em alguns casos, pode ser mais barato (e mais eficiente) usar um tema pré-fabricado em vez de pagar por um pacote de suporte caro de uma agência de design de temas WordPress. A qualidade do suporte também pode desempenhar um papel na determinação de qual provedor de temas WordPress você escolhe – afinal, você quer poder confiar em alguém se surgirem problemas.

Converse com outros empresários que usaram os serviços dessa empresa antes de assinar qualquer contrato. Lembre-se: você não precisa ficar com um designer para sempre; se as coisas derem errado ou os custos ficarem muito altos, há muitas outras opções por aí!

4. Opções de estilo e layout

Um número de opções de estilo diferentes estão disponíveis. Isso inclui layouts em caixa, largura total ou estreitos. Isso não apenas oferece maneiras diferentes de projetar seu site e ajudá-lo a se destacar, mas também afeta outros elementos, como frases de chamariz, tamanho e espaçamento do texto, imagens e vídeos etc.

Não se esqueça de que cada tema também tem dezenas de opções de estilo que você pode usar (ou ignorar) para ajustar ainda mais seu site. Afinal, são mais de 40 estilos só em nossos temas! Por exemplo, alterar apenas uma coisa, como a cor da fonte, pode fazer com que todo o site pareça diferente.

Alguns designers preferem certos estilos, enquanto outros podem ter preferências baseadas no público, tipo de conteúdo ou propósito. A escolha é sua! Reserve algum tempo para experimentar todos eles para ver o que funciona melhor para você. Em geral, porém, a maioria das pessoas escolhe entre largura total versus layout em caixa por causa de suas próprias preferências, e não com base nas necessidades de seu público.

5. Responsivo a dispositivos móveis

A coisa mais óbvia que você deve procurar ao escolher um tema é se ele é responsivo ou não, e se não for, você vai querer ficar longe. Um tema responsivo se adapta a dispositivos móveis e exibe seu conteúdo de forma otimizada que funciona em todos os tamanhos de tela.

Não importa a aparência do seu site em desktops; se as pessoas não podem acessá-lo porque têm telas pequenas, então qual é o objetivo? Se alguém encontrar seu site pelo Google em seu iPhone, ele merece uma experiência pelo menos tão boa quanto a que teria ao visualizar seu site em seu navegador em seu computador desktop.

 

6. Facilidade de Personalização

Esta é uma parte muitas vezes esquecida, mas muito importante de um tema. Alguns temas vêm com construtores de arrastar e soltar, o que torna a personalização do seu site extremamente fácil. Outros temas não oferecem isso. Leve em consideração quanto tempo você terá que dedicar ao estilo do seu site, além de todas as outras responsabilidades que você tem na administração do seu negócio.

Se você acha que não valerá a pena em termos de custo, tempo gasto ou qualquer outra coisa que você possa pensar, considere um que ofereça pelo menos algum nível de personalização para que você não seja forçado a gastar horas e horas tentando faça com que seu site pareça perfeito quando você poderia estar fazendo outra coisa mais lucrativa com seu tempo.

7. Velocidade e segurança

Velocidade e segurança são duas das suas considerações mais importantes quando você decide qual tema vai usar. Afinal, de que adianta um tema com aparência incrível se o seu site demorar muito para carregar ou deixar seus usuários vulneráveis? É importante que você leve essas coisas em consideração antes de tomar uma decisão final.

Se você não tiver certeza de como medir a velocidade, considere fazer alguns testes de desempenho com vários temas. Também pode ser útil para você percorrer cada um e ver como é fácil para usuários não experientes em tecnologia. Eles serão capazes de descobrir facilmente como tudo funciona?

Gabriel Welch

Gabriel Welch, criador do Cursos na Rede, dedica-se a facilitar o acesso ao conhecimento e capacitação online para todos os que buscam aprimorar suas habilidades e conquistar novas oportunidades. Com ampla experiência no mercado digital, Gabriel pesquisa e reúne informações atualizadas sobre cursos gratuitos, preparatórios para concursos, certificações profissionais e mais, ajudando os leitores a encontrar caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional. No Cursos na Rede, ele compartilha insights valiosos para que cada leitor possa avançar na sua jornada de aprendizado com confiança.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *