Saúde

Conheça alguns exercícios de atenção plena que podem melhorar a ansiedade

Conheça alguns exercícios de atenção plena que podem melhorar a ansiedade
Conheça alguns exercícios de atenção plena que podem melhorar a ansiedade

De acordo com a National Alliance on Mental Illness (NAMI), cerca de 40 milhões de indivíduos nos EUA sofrem de transtorno de ansiedade. Isso significa que mais de 19,1% da população tem ansiedade.

A ansiedade pode interferir nas tarefas cotidianas, impedindo a pessoa de trabalhar, socializar ou até mesmo concluir tarefas simples, como comer ou tomar banho. Uma nova pesquisa da JAMA Psychiatry revelou que aqueles que lutam contra a ansiedade podem ser beneficiados por intervenções de atenção plena.

O que o estudo descobriu?

O JAMA Psychiatry levou 208 participantes com transtorno de ansiedade e avaliou seus níveis de ansiedade após uma intervenção de oito semanas. No estudo randomizado, os participantes foram colocados em um grupo de redução do estresse baseado em mindfulness (MBSR) ou em um grupo SSRI. O grupo SSRI recebeu escitalopram, um inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS) comumente usado para tratar a ansiedade.

A equipe de pesquisa usou uma escala de sete pontos, sendo sete extremamente ansiosos e um normal. Após o teste de oito semanas, ambos os grupos observaram uma diminuição em seus níveis de ansiedade, resultando de ansiedade moderada a leve. As pontuações da escala inicial para ambos os grupos foram semelhantes, com 4,44 para o grupo de atenção plena e 4,51 para a seção de medicação.

No final, os números de ambos os grupos diminuíram para 3,09 em média, mostrando que as técnicas de atenção plena são tão eficazes quanto a medicação. Este estudo crítico revela que, apesar da gravidade da ansiedade, os indivíduos podem se beneficiar de intervenções de mindfulness.

O que é técnica de mindfulness?

MBSR é um tipo de terapia que envolve meditação, originada para ajudar a controlar o estresse. Muitas vezes, é utilizado para ajudar com muitos problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade ou até mesmo dor crônica e câncer. A técnica de atenção plena, ou MBSR, pode parecer focar no momento e estar presente para relaxar a mente e o corpo.

Na sociedade agitada de hoje, muitas vezes passamos muito tempo trabalhando, estudando, nos preocupando e planejando nosso futuro, sem nos dar o tempo necessário para relaxar. As atividades de atenção plena podem afastar os pensamentos negativos e ajudar seu cérebro a ter um pouco de paz. Alguns exemplos de técnicas de atenção plena incluem respiração, meditação, caminhada e utilização de todos os seus cinco sentidos para sentir o mundo.

O que é transtorno de ansiedade?

Antes de subir ao palco para fazer aquele discurso de orador ou entrar no avião, é completamente normal sentir-se um pouco ansioso. No entanto, quando essa ansiedade chega a um ponto que interfere em sua vida diária, pode levar a situações desconfortáveis.

A ansiedade pode trazer sintomas físicos e emocionais, como sudorese, falta de ar, fadiga ou insônia. Também pode levar à irritabilidade, pavor ou preocupações constantes.

Um transtorno de ansiedade pode ser categorizado em vários grupos, como Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou certas fobias. Indivíduos com transtorno de ansiedade podem receber ajuda participando de psicoterapia, obtendo medicamentos prescritos ou técnicas de atenção plena.

Gabriel Welch

Gabriel Welch, criador do Cursos na Rede, dedica-se a facilitar o acesso ao conhecimento e capacitação online para todos os que buscam aprimorar suas habilidades e conquistar novas oportunidades. Com ampla experiência no mercado digital, Gabriel pesquisa e reúne informações atualizadas sobre cursos gratuitos, preparatórios para concursos, certificações profissionais e mais, ajudando os leitores a encontrar caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional. No Cursos na Rede, ele compartilha insights valiosos para que cada leitor possa avançar na sua jornada de aprendizado com confiança.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *